quarta-feira, 11 de abril de 2012

Motivação através dos games.

Uma pesquisa realizada na Inglaterra com alunos da escola de Loughborough, mostrou que videogames podem aumentar a motivação pelo aprendizado. Os pesquisadores escolheram 24 alunos com idade entre 16 e 24 anos que apresentavam Síndrome de Down e Autismo. Num primeiro momento eles foram convidados a rebaterem bolas de tênis, depois começaram a treinar usando jogos de Wii durante 5 semanas. Após esse período 75% dos alunos aumentaram seus rendimentos no jogo e 53% apresentaram melhora no aprendizado. A segunda etapa do estudo foi realizada com 18 estudantes. Os alunos jogavam boliche e tentavam derrubar os pinos. Após o treinamento de 5 semanas usando o Kinect, 94% apresentaram pontuações bem mais altas que no começo.
Os resultados iniciais dessa pesquisa sugerem que a interatividade dos games ensina aos alunos movimentos que eles podem fazer na vida cotidiana, como por exemplo, fazer um bolo.
Os números são impressionantes:
-92% dos alunos disseram que gostariam de aprender na escola com esse método;
-93% disseram que os jogos aumentaram o interesse para aprender;
-87% aprenderam habilidades que não esperavam aprender.


1 comentários:

Brena Barros disse...

O bom é que as pessoas que desenvolvem jogos estão agindo de maneira ainda mais positiva: antes os videogames eram muito bons apenas para o intelecto (salvo exceções...); hoje há a preocupação com a movimentação do corpo, e isso é fundamental, principalmente para portadores de dificuldades físicas.

Excelente tema, Luana! :)

Postar um comentário

Template Design by SkinCorner